Ministra da Cultura vai inaugurar os passadiços do Castro de Ribamá e o Centro de Recursos do Património Cultural de Vouzela

26/04/2025 12:18

A inauguração dos passadiços do Castro de Ribamá e do Centro de Recursos do Património Cultural de Vouzela vão-se realizar na próxima segunda feira, dia 28 de abril, pela ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, que irá se deslocar ao concelho para acompanhar o evento.

O programa começa pelas 14h30, com a inauguração dos passadiços do Castro de Ribamá, na freguesia de Queirã. A obra, com um investimento de 137 mil euros, é promovida pelo PDR 2020 e cofinanciada pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020. Os passadiços percorrem o percurso pedestre da zona, com aproximadamente 2km. 

Depois deste momento, a visita segue para o Centro de Recursos do Património Cultural de Vouzela, para a sua estreia. Situado na zona industrial de Monte Cavalo, o projeto de 143 mil euros visa cumprir 3 objetivos fundamentais: criar um Gabinete de Arqueologia para acolher projetos de investigações e garantir que o espólio arqueológico possa permanecer na zona; criar um Depósito de Reservas do Museu Municipal para recuperar, organizar e inventariar a maquinaria e acessórios tipográficos existentes e criar um Depósito de Arquivo temporário para reorganizar e gerir integradamente a documentação produzida e/ou recebida pela Câmara.

A visita termina com uma ida à Igreja Paroquial de Cambra. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *