Miguel Monteiro nomeado para “Desportista do Ano”. Votações estão abertas ao público

19/01/2023 09:56

O Mangualdense Miguel Monteiro, atleta da Casa do Povo de Mangualde, está nomeado, pela Confederação do Desporto de Portugal, para “Desportista do Ano”.

O lançador do peso é um dos cinco candidatos a vencer a categoria “Desporto Adaptado”, juntamente com a Seleção Nacional em Cadeira de Rodas (Andebol), Norberto Mourão (Canoagem), Hugo Passos (Lutas Amadoras) e Camilo Abdula (Surf).

Os vencedores serão anunciados durante a 26ª da Gala do Desporto, que decorrerá a 1 de fevereiro, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril. A eleição conta com a participação do público, que pode votar até às 17h00 do dia 31 de janeiro, através do link https://certvote.com/mballot/cdp2023/registration e dos presentes no dia do evento, com um peso na eleição final de 60% e 40%, respetivamente.

Além de serem revelados os vencedores do prémio “Desportistas do Ano”, teremos ainda a distinção das Personalidades do Ano, indicadas pelas federações desportivas nacionais.

Os nomeados para as restantes categorias são:

Treinador
Jorge Pichardo Fundora (Atletismo), Hélio Lucas (Canoagem), Gabriel Mendes (Ciclismo), Abel Ferreira (Futebol) e Jorge Braz (Futsal).
Jovem Promessa
Francisco Costa (Andebol), Beatriz Fernandes (Canoagem), Nuno Mendes (Futebol), Fábia Conceição (Judo) e Diogo Ribeiro (Natação).
Equipa
Seleção Nacional Sub-20 Masculina (Andebol), Seleção Nacional de Futsal Feminino (Desporto Universitário), SL Benfica Youth League (Futebol), Seleção Nacional Sénior Masculina (Futsal) e Equipa Sénior de Trampolim Masculino (Ginástica).
Atleta Feminino
Auriol Dongmo (Atletismo), Teresa Portela (Canoagem), Maria Martins (Ciclismo), Joana Santos (Judo) e Marta Paço (Surf).
Atleta Masculino
Pedro Pichardo (Atletismo), Neemias Queta (Basquetebol), Fernando Pimenta (Canoagem), Zicky Té (Futsal) e Gustavo Ribeiro (Skate).

A Confederação do Desporto de Portugal explica que «depois dos nomes indicados pelas Federações para as cinco categorias, um júri composto por presidentes de federações desportivas, de entidades ligadas ao desporto, e de outras personalidades do fenómeno desportivo, escolheu os cinco finalistas para Treinador do Ano, Jovem Promessa do Ano, Equipa do Ano, Atleta Feminino do Ano, Atleta Masculino do Ano e Desporto Adaptado, uma nova categoria que a CDP decidiu adicionar aos prémios que são já uma referência para o desporto português, com o objetivo de reconhecer uma área do desporto que muitas vezes não recebe o merecido espaço público apesar da excelência de resultados que ano após ano vai somando e elevando o nome de Portugal em todo o mundo».

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *