Médico do Hospital de Viseu é o primeiro português a presidir ao Congresso Europeu de Ginecologia e Obstetrícia

10/04/2025 10:31

O Diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões, Nuno Nogueira Martins, irá presidir ao próximo Congresso Europeu de Ginecologia e Obstetrícia, cuja organização está a cargo do European Board & College of Obstetrics and Gynaecology (EBCOG).

O evento, que acontece a cada dois anos, decorre na cidade alemã de Frankfurt, entre os dias 5 e 7 de junho, e terá como tema geral “A Europa encontra-se com o mundo”, estando previsto que esta edição reúna entre 1500 a 2000 participantes vindos não só da Europa, mas também dos outros continentes.

A jornada de trabalho terá como foco três grandes temáticas, traduzindo problemas gerais que impactam a saúde da mulher em termos de política, guerra e poluição. O primeiro dia será dedicado à prematuridade, o segundo terá como mote os 3 D – Defesa, Descarbonização e Demografia, e o último incidirá sobre a endometriose.

Para Nuno Nogueira Martins é um convite que acolhe com entusiasmo e honra, dado ser a primeira vez que um português preside ao maior congresso generalista europeu de Ginecologia e Obstetrícia. «Por isso, aceitei este convite pessoalmente, mas também em nome de todos os meus colegas portugueses. Esta responsabilidade trará mais destaque para aquilo que fazemos, para a qualidade dos cuidados que prestamos às mulheres portuguesas», salienta Nuno Nogueira Martins.

O responsável, que está na EBCOG desde 2006, tem já uma grande experiência na organização destes congressos europeus, uma vez que tem estado envolvido nessa tarefa desde 2008, altura em que o congresso europeu decorreu em Portugal. Desde então, a sua colaboração manteve-se nos congressos subsequentes – 2010, em Antuérpia (Bélgica), 2012, em Talin (Estónia), 2014, em Glasgow (Escócia), 2016 em Turim (Itália), 2017, em Antália (Turquia), 2018, em Paris (França), 2021, em Atenas (Grécia), 2023, em Cracóvia (Polónia) e, agora, 2025, em Frankfurt (Alemanha).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *