Marie Carré e Acácio de Almeida apresentam “Objectos de Luz” no Cine Club de Viseu 

18/04/2023 17:24

Objectos de Luz”, filme co-realizado por Acácio de Almeida e Marie Carré, é apresentado no Cine Clube, a 20 de abril, numa sessão marcada pela presença dos realizadores, na próxima quinta-feira, às 21h, no auditório do IPDJ, em Viseu.

A película foi estreada no Festival de Cinema de Locarno 2022, onde mereceu aplauso generalizado da crítica. Marcado por uma forte consciência da natureza da linguagem cinematográfica, “Objectos de Luz” vai pontuando a sua narrativa — ou a sua invocação da Luz — com imagens de vários filmes com direcção de fotografia de Acácio de Almeida.

No filme é encontrada a referência de António Reis, a começar pelo emblemático Jaime (1974), um dos filmes mais radicais que o cinema português já gerou. Por lá passam também momentos de Trás-os-Montes (1976) e Ana (1982), de António Reis e Margarida Cordeiro. Ou ainda, entre outros, de O Cerco (1970), de António da Cunha Telles, Brandos Costumes (1975), de Alberto Seixas Santos, e Agosto (1988), de Jorge Silva Melo, incluindo, neste último, um luminoso grande plano da actriz principal — Marie Carré, companheira de Acácio de Almeida e co-realizadora deste filme.

As próximas sessões do Cine Club de Viseu estão agendadas para 27 de abril, com “O Bom Patrão”, de Fernando León de Aranoa (2021, 120’); e 4 de maio, com a “A Colina Onde As Leoas Rugem”, de Luàna Bajrami (2021, 89’).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *