Nos dias 21 e 25 de março, decorreram em Mangualde duas iniciativas de reflorestação, que contaram com a presença de mais de 100 voluntários. Estima-se que tenham sido plantadas cerca de 1130 árvores (860 carvalhos e 270 castanheiros) nas freguesias de São João da Fresta e Freixiosa, a propósito das comemorações do Dia Internacional da Floresta.
Em comunicado, Nuno Calado, Wood Regulation & Sustainability Manager da Sonae Arauco, afirma que este projeto “pretende contribuir para o restauro e conservação da floresta em Portugal, através um significativo investimento das empresas Sonae, não só em termos financeiros, mas também de conhecimentos que aplicamos à gestão destes territórios”.
Até 2030, espera-se que o projeto, da responsabilidade da Sonae Arauco, compense cerca de 160 quilotoneladas de CO2 (dióxido de carbono) e conduza à florestação de 1.100 hectares – equivalente a 1600 campos de futebol. Para isso há um investimento associado de 2 milhões de euros apenas em atividades de florestação, suportado pelas empresas do universo Sonae (Bright Pixel, MC, Sierra, Universo, Worten, Zeitreel, NOS), Sonae Capital e Sonae Arauco.