A Câmara Municipal de Mangualde investiu cerca de 100 mil euros na Biblioteca Municipal, transformando-a num equipamento mais moderno e inclusivo. «Nos últimos três anos, a Biblioteca Dr. Alexandre Alves passou por um processo de renovação e modernização, com investimentos substanciais para melhorar a experiência dos utilizadores num dos equipamentos mais dinâmicos do concelho», afirma o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida.
Desde 2021, foram aplicados cerca de 19 mil euros em obras destinadas a melhorar a acessibilidade, para garantir que todos os cidadãos, independentemente das limitações físicas, possam usufruir da biblioteca. A melhoria das acessibilidades incluiu, por exemplo, a construção de rampas e adaptação das casas de banho.
Outra fatia do investimento, cerca de 80 mil euros, foi ainda aplicada na modernização dos sistemas de som, luz e multimédia, que proporcionam experiências audiovisuais de alta qualidade na Biblioteca e nos diversos eventos do município.
A Biblioteca Municipal também foi, recentemente, dotada com 13 computadores, instalados nos diversos espaços de acesso ao público, nomeadamente na Sala de Leitura de Adultos, na Sala de Audiovisuais e Informáticas e na Sala de Leitura Infantojuvenil. Os computadores, disponibilizados no âmbito de um contrato com o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, podem ser utilizados de forma gratuita.
«Este material permite oferecer uma variedade de recursos digitais, tornando a biblioteca num local de promoção de literacia digital e que demonstra que Mangualde está focado na educação contínua de quem aqui vive, estuda e/ ou trabalha», afirma Marco Almeida.
O autarca realça que o investimento aplicado na Biblioteca Municipal faz parte de um plano mais amplo para modernizar e enriquecer os espaços públicos da cidade.