A Secção de Municípios com Energias Renováveis, da Associação Nacional de Municípios Portugueses, reuniu, esta quarta-feira, em sessão plenária, na sede da associação, em Coimbra, e elegeu a sua mesa, para o próximo biénio, sendo que o município de Mangualde passa a integrar a direção desta secção, com o vereador João Cruz, como vogal.
A presidência foi assumida pelo município de Portel, as vice-presidências pelos municípios de Vila Pouca de Aguiar e Alfândega da Fé, tendo sido eleito o município de Mação como outro vogal.
Nessa reunião, a mesa tomou posse e deu início aos trabalhos, analisando as compensações territoriais devidas aos municípios pela exploração de recursos naturais, o regime excecional de implementação de projetos e iniciativas de produção e armazenamento de energia e fontes renováveis, bem como o regime fiscal da derrama associado à exploração de recursos naturais.
A Secção de Municípios com Energias Renováveis sucedeu à Secção de Municípios com Barragens, tendo alargado o seu âmbito temático, passando a incluir matérias que vão para além da instalação de barragens nos territórios municipais. Conta, atualmente, com 132 autarquias, sendo 10 do distrito de Viseu: Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira, Tabuaço, Vila Nova de Paiva e Vouzela.