Mangualde apresenta maior redução de dívida dos últimos 16 anos

11/04/2025 14:58

A Câmara Municipal de Mangualde conseguiu baixar o valor da dívida para menos de 6 milhões de euros, sendo a maior redução dos últimos 16 anos, superior a 17 milhões de euros. Em 2023,  a autarquia diminui a dívida em 1,4 milhões de euros, mediante o ano passado. Para Marco Almeida, presidente da autarquia, «é o reflexo de um esforço contínuo deste Executivo em reduzir o passivo que contribui para uma maior resiliência dos indicadores económicos e capacidade de endividamento para futuros investimentos» como afirmou durante a reunião de câmara, esta quinta-feira.

Realça ainda que, “este resultado demonstra a capacidade de boas práticas de gestão desta câmara, com um foco claro na execução de um orçamento cumpridor das regras de equilíbrio financeiro», visto que o exercício do ano passado apresenta um saldo operacional de cerca de 4 milhões de euros, representando um crescimento significativo superior a 700 mil euros, em relação a 2023. 

O saldo corrente apresenta mais receitas do que despesa, permitindo que a autarquia continue a cumprir com as suas responsabilidades financeiras, e continue a investir. Marco Almeida reafirma ainda em como 2024 foram feitos investimentos na educação, equipamentos públicos, no ambiente e sustentabilidade e no apoio aos jovens.

«Foram também dadas respostas sociais e apoio aos jovens, os impostos continuaram reduzidos para aliviar a carga tributária das famílias e das empresas» acrescentou o presidente. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *