A 19.ª Festa do Livro e da Leitura de Tondela arrancou oficialmente na tarde desta terça-feira, 25 de março,. O evento, promovido pelo município, através da Biblioteca Municipal, em colaboração com as escolas da Rede de Bibliotecas de Tondela, prolonga-se até ao dia 6 de abril. Até lá vão realizar-se duas dezenas de atividades de promoção do livro e da leitura, destinadas aos alunos do concelho e ao público em geral.
A cerimónia de inauguração aconteceu na tarde de hoje na presença da presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, do vereador da Educação no executivo, João Carlos Figueiredo, dos diretores dos dois agrupamentos de escolas do concelho e da Escola Profissional e de vários professores.
À abertura da iniciativa assistiram ainda os alunos do 1.º ciclo de Canas de Santa Maria, Lobão da Beira, Tourigo e Vilar de Besteiros e os utentes da ASSOL e do Centro de Animação Local de Nandufe.
«É sempre com redobrado gosto que estamos aqui. Este ano renovamos o nosso compromisso e o espírito desta Festa do Livro e da Leitura, valorizando a leitura e o que os livros nos dão. Por isso é que falamos numa festa», declarou a presidente da câmara.
Carla Antunes Borges desafiou o público presente, sobretudo os mais novos, a lerem porque, disse, «er estimula o raciocínio, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário e abre as portas para o mundo».
«Bem sei que os livros nem sempre nos conseguem afastar daquilo que são as grandes atrações dos dias de hoje: os ecrãs, as televisões, telemóveis, tablets, computadores, mas nestes ecrãs também já se podem encontrar livros. Os livros digitais são hoje uma realidade e, por isso, é que a nossa biblioteca já se preparou para isso, oferecendo um catálogo de livros digitais, neste que é um passo de gigante para o futuro», defendeu.
A programação do evento inclui uma feira do livro, com centenas de títulos, peças de teatro, exposições e encontros com os escritores Pedro Chagas Freitas, Carolina Gomes, Gustavo Carona e José Milhazes.
A iniciativa é organizada pelo município com o objetivo de promover o hábito e o gosto pela leitura, garantir o acesso aos livros e ampliar a cultura e o conhecimento, sensibilizando crianças e jovens para diversas temáticas.
A Festa do Livro e da Leitura prossegue esta quarta-feira (26 março) com a peça “O lugar de todas as histórias” do Teatro Quadrilha.
No sábado (29 de março) é lançado, pelas 18h00, o livro “50 anos do 25 de Abril” relativo ao concurso de desenho lançado pela câmara municipal no âmbito das comemorações do meio século da Revolução dos Cravos.
No domingo (30 março) Pedro Chagas Freitas participa em mais uma “À conversa com…”. Às 16h30 o escritor vai apresentar os livros “O Rei Tigão” e “O Hospital de Alfaces”, numa ação para pais e filhos.
Na segunda-feira (31 de março) a Animateatro sobe ao palco com a peça “Em três tempos”. Um dia depois (terça-feira) o Teatro Quadrilha leva à cena “Poemas numa teia para noites de lua cheia”.
O Tripo Limpo Teatro ACERT regressa na quarta e quinta-feira seguintes (2 e 3 de abril) com o espetáculo “Teatro Paraíso”. Nesse último dia será ainda apresentada a peça “Sabes mais que um poema de dez cantos?” de Diogo Carvalho Produções Artísticas.
Na próxima sexta-feira (4 de abril), pelas 21h00, realiza-se mais uma “À conversa com…” desta vez com a escritora Carolina Gomes. No dia seguinte (sábado) à mesma hora são convidados o médico e escritor Gustavo Carona e o jornalista José Milhazes.
A Festa do Livro e da Leitura encerra no próximo domingo (6 de abril) com a peça “Monstros das Emoções”, da companhia Protagoniza Teatro, e que tem apresentação marcada para as 15h00.