Largo da Fonte de Stº António em Sernancelhe requalificado

11/03/2021 16:00

Estão concluídas as obras de requalificação do Largo da Fonte de Santo António em Tabosa da Cunha, na freguesia de Cunha. Com um custo de 59 mil euros, a intervenção incidiu na preservação da fonte de mergulho, na valorização do tanque público, no embelezamento do espaço envolvente e na colocação de mobiliário urbano.

Em comunicado, o Executivo refere que esta era uma obra muito ambicionada e urgente, devido à utilização regular do tanque público e à necessidade de escoamento de águas. O projeto de arquitetura encomendado pelo Município de Sernancelhe, em colaboração com a Junta de Freguesia de Cunha, procurou encontrar soluções atuais eficazes e, simultaneamente, respeitar a história secular da Fonte de Mergulho. Assim, o tanque passou a ser totalmente em granito amarelo, aproveitando a água que escorre da fonte, podendo se contar com um espaço amplo para lavadouro, tendo sido o problema da água no chão solucionado. A cobertura é agora metálica, com uma parte central tapada e as laterais abertas para permitir a entrada da luz.

Com a conclusão das obras de melhoramento, o espaço deu lugar a uma nova praça, através da substituição dos cubos de granito por lajetas em granito, com a colocação de letras metálicas com a toponímia do lugar e mobiliário em madeira e ferro, nomeadamente um banco e uma papeleira.

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *