O Lamelas foi o grande vencedor da 22ª jornada da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu.
Os comandados de Xando, terceiros classificados à partida para a jornada, venceram o dérbi frente à AD Castro Daire por 2-1 e apanharam os rivais no segundo lugar. As duas equipas têm 50 pontos e estão a cinco da liderança.
Um cenário possível, pois o GD Resende sofreu a terceira derrota da competição, ao perder por 4-2 na deslocação a Penalva do Castelo. Os Penalvenses que ocupam o quarto lugar e estão agora a nove pontos do primeiro lugar.
Também no fundo da tabela as emoções estão ao rubro. Ainda que o último classificado, os Vouzelenses, tenham perdido por 1-3 frente ao Ferreira de Aves, e o cenário da descida parece ser o mais provável, as duas equipas que estão à sua frente venceram os respetivos encontros.
O GDR Canas de Senhorim conquistou uma triunfo por 1-3 no reduto do Nespereira FC. Este triunfo só não garantiu a saída da zona de despromoção porque o Moimenta da Beira voltou a vencer, desta feita o Lusitano FC, por 3-1 e continua no primeiro lugar acima da linha de água.
Na classificação, os Vouzelenses têm cinco pontos, o GDR Canas de Senhorim tem 15 e o Moimenta da Beira tem 16. Contudo, estas últimas duas formações aproximaram-se das restantes equipas que vêm imediatamente a seguir: o Lusitano tem 17 pontos e o Carregal do Sal tem 19.
Por falar em Carregal do Sal, a equipa de Paulo Listra perdeu na deslocação ao reduto do GD Mangualde por 2-1. Vitória importante para os Mangualdenses que aumentam para seis, os pontos de vantagem para a primeira equipa em zona de despromoção.
Nos restantes jogos, o Carvalhais venceu o dérbi concelhio frente à UD Sampedrense por 2-1 e o Oliveira de Frades e o SL Nelas empataram a uma bola.