Lamego: Recolha de biorresíduos vai ser alargada a todo o concelho

06/07/2025 11:50

Em 2024, o Município de Lamego lançou um projeto de recolha seletiva de biorresíduos. Com o lema “+VALOR, Todos juntos vamos gerar mais valor para o ambiente”, abrangeu as urbanizações da Nossa Senhora da Saúde, Monsanto, Franzia, S. Vicente e o canal HORECA (restauração, cantinas municipais, cafetaria e similares).

Desde o início do projeto, foram recolhidas 112 toneladas de biorresíduos em 2024 e 79 toneladas até maio deste ano, entregues à Resinorte para tratamento e valorização. “Esta recolha contribui para a sustentabilidade ambiental e representa uma poupança significativa para a autarquia, por evitar os custos associados ao envio de resíduos para aterro”, destaca o Município de Lamego em comunicado.

A autarquia vai agora alargar o projeto a todo o concelho, no âmbito da estratégia nacional para os resíduos sólidos urbanos. A extensão é financiada por duas candidaturas aprovadas no Norte 2030 e no Fundo Ambiental, com um valor total elegível de 167.435,72€ e 51.706,83€.

Entre as medidas já em curso estão a aquisição de contentores de várias tipologias, a distribuição e instalação de compositores domésticos e comunitários, a elaboração de um plano de comunicação e um estudo para implementação do sistema PAYT (pay as you throw).

A entrega dos contentores domésticos de 7 litros e a comunicação porta a porta estão a cargo da empresa BioRumo. As ações são realizadas geralmente ao final da tarde ou em manhãs de sábado.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *