A zona ribeirinha do Bairro da Ponte está a ser requalificada pelo município de Lamego. Local envelhecido e com várias habitações degradadas, a intervenção, junto ao rio Balsemão, pretende «dar uma nova vida a esta zona histórica, tornando-a um espaço nobre, com uma linha de água requalificada. Ao mesmo tempo, estimulará o gosto dos moradores e dos visitantes pelo contacto com a natureza, pelo desporto ao ar livre, pela preservação do património natural e pela sensibilização ambiental», refere a autarquia em comunicado.
As obras já estão a ser executadas no terreno, num investimento que ascende a 789.494,34€ + IVA, contando com o apoio de fundos comunitários, através do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE), financiado pelo NORTE 2020.
“Esta intervenção era urgente e muito aguardada pelos moradores e antigos moradores do Bairro da Ponte. Acredito que a criação de um novo parque de lazer neste local vai incentivar o aparecimento de novas atividades económicas pelos privados, em especial ligadas ao turismo e aos saberes e produtos tradicionais. O potencial existe e é enorme”, explica o presidente Francisco Lopes.
O novo espaço terá um edifício com bar, esplanada, instalações sanitárias, balneário e arrecadação. Os visitantes terão, ainda, à disposição uma zona de merendas, um parque infantil e um campo de jogos.
O investimento municipal terá ainda como projeto complementar o Caminho dos Monges”, uma iniciativa intermunicipal desenvolvida pelas autarquias de Lamego e Tarouca, que percorre o antigo caminho, que os monges de Cister faziam desde o Mosteiro de São João de Tarouca até ao Douro.