Lamego: Investigador João Gama distinguido em gala do Teatro Ribeiro Conceição 

26/02/2024 16:04

O Teatro Ribeiro Conceição acolheu mais uma Noite de Gala que assinalou o 16º aniversário da reabertura ao público desta sala de espetáculos e homenageou João Gama, professor catedrático na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com o Prémio de Mérito Cultural do Município de Lamego. O júri fundamenta a atribuição deste galardão pelo seu papel relevante «na investigação da humanização da inteligência artificial, no ensino e na Língua e Cultura Portuguesa». 

Durante o discurso de agradecimento, João Gama destacou os desafios e as transformações que a Inteligência Artificial vai operar no mundo e que vão «alterar profundamente a forma como nós ensinamos e como nós aprendemos», acrescentando que estas alterações requerem uma regulamentação para evitar utilizações fraudulentas. «Partilho da perspetiva europeia de uma Inteligência Artificial responsável que promova o bem-estar e o desenvolvimento. Tenho uma visão positiva sobre o futuro», explica. 

Na abertura da sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Lamego começou por sublinhar que «é uma honra para Lamego ter um lamecense com um trabalho tão inovador e diferenciador». Logo a seguir, afirmou que é com «orgulho e gratidão» que avalia o percurso feito pelo TRC até este momento. «Orgulho por trazer aqui um processo criativo do qual resultou um espetáculo belíssimo que tivemos a oportunidade de assistir na primeira parte e gratidão às associações e aos agentes culturais locais por trazerem a este palco a sua criatividade, originalidade e dinâmica. É por tudo isto que Lamego tem o epíteto de Capital Cultural do Douro», justifica. 

Francisco Lopes anunciou ainda que foi aprovada a candidatura apresentada pela autarquia à DGArtes que garantirá um apoio financeiro de 400 mil euros para a programação do TRC de 2024 a 2027, contribuindo, assim, de forma assinalável para a descentralização cultural e coesão territorial. «Vai ajudar-nos a criar novos públicos e a fomentar a criação cultural produzida pelos próprios lamecenses», acredita.

A Noite de Gala do TRC abriu, em palco, com a apresentação de um novo espetáculo que cruzou movimentos, sons e gerações, que juntou mais de 60 pessoas, artistas multidisciplinares e a comunidade lamecense, que procuraram refletir a prática artística e comunitária como um movimento impulsionador de novas paisagens humanas. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *