O Auditório do Centro Social e Paroquial de Almacave, em Lamego, acolhe, na noite do próximo dia 25 de março, a partir das 21h, a IV edição da Gala Escutista “Pegadas”.
O certame, organizado pelo Agrupamento 140 Lamego do Corpo Nacional de Escutas, integra as comemorações do 94⁰ aniversário e visa homenagear quem mais se distinguiu no Agrupamento durante 2022, bem como distinguir entidades públicas e privadas pelo contributo facultado ao agrupamento.
A Gala Escutista “Pegadas” 2023 volta a acontecer depois da última edição em 2019. Segundo a direção, «todos os prémios têm uma designação relativa à vida de Baden Powell, quer a nível profissional, enquanto militar, quer como chefe mundial do escutismo, o que torna o seu valor ainda maior por parte de quem é distinguido.»
«É um marco histórico na vida de qualquer coletividade, atingir 94 anos de serviço à comunidade, a educar para o futuro crianças e jovens deste concelho seguindo os ideais escutistas. É um momento muito importante na vida de cada escuteiro, já que é aqui que todo o Agrupamento, pais e amigos tomam conhecimento da sua evolução e crescimento enquanto escuteiros e cristãos. Este é um momento para comemorar e dar testemunho do papel de relevo no seio da comunidade. Ao longo desta existência foram centenas, senão milhares, as crianças que entraram nas nossas fileiras, que aqui cresceram e fizeram o seu caminho até à idade adulta, sendo hoje exemplos de cidadãos plenamente integrados e comprometidos com as suas comunidades locais», refere Joana Almeida, Chefe de Agrupamento Adjunta.
«Sabemos que este caminho nem sempre foi fácil, nem sempre seguiu os melhores trilhos, mas estamos convictos que não são as dificuldades da vida que nos impedirão de manter esta chama acesa e continuar, este nobre e belo desígnio de formar os cidadãos de amanhã, e quem sabe de aqui a muitos anos estarmos aqui a comemorar mais 94 anos de história», conclui.