Com uma herança cultural rica, o concelho de Lamego tem uma área total de 165,42 km2 e, segundo os Censos 2021, 24.315 habitantes. É composto pelas freguesias de Avões; Bigorne, Magueija e Pretarouca; Britiande; Cambres; Cepões, Meijinhos e Melcões; Ferreirim; Ferreiros de Avões; Figueira; Lalim; Lamego (Almacave e Sé); Lazarim; Parada do Bispo e Valdigem; Penajoia; Penude; Samodães; Sande; Várzea de Abrunhais e Vila Nova de Sousa d’El-Rei.
À frente dos destinos da Câmara está Francisco Lopes, o Presidente com mais mandatos na história da vida Autárquica daquele concelho. O candidato do PPD/PSD.CDS-PP termina agora o seu quarto mandato e candidata-se para mais quatro anos. Depois de ter saído em 2017 por limite de mandatos, Francisco Lopes recandidatou-se há quatro anos e recuperou os destinos de uma Câmara que estava sob governação do Partido Socialista. O Edil considera que este mandato serviu para recuperar «a confiança dos cidadãos» e que nesse período lançaram o «maior volume de projetos de sempre, com cerca de 70 milhões de euros de fundos comunitários e mais de 40 empreitadas adjudicadas». Para Francisco Lopes a obra «está em curso e urge concluí-la».
Se de um lado vai estar o Presidente que mais tempo esteve nesse cargo, por outro estará quem também conhece bem esse papel. O antigo presidente da Câmara de Lamego, José António Santos, que esteve no poder entre 1997 e 2005, procura devolver a liderança ao Partido Socialista. O ex-autarca promete criar um novo ciclo para o concelho. «A política que proponho não é de promessas vazias, é de compromissos verdadeiros, mais de que crescimento e betão, quero construir confiança, mais do que muros, quero abrir portas, mais do que gerir, quero servir, porque governar não é mandar é cuidar e eu estou aqui para cuidar de Lamego», refere o candidato.
O Chega faz-se representar pela psicóloga Maria Vale, de 52 anos. A cabeça de lista acredita que o Partido que representa «pode devolver às pessoas aquilo que lhes foi retirado ao longo dos anos e dos sucessivos governos». «É hora de voltar a valorizar o melhor que cada região, vila e aldeia tem para oferecer. É hora de devolver a identidade tão única de cada lugar, das pessoas, costumes, culturas e tradições tão próprias dos que lá vivem», referiu Maria Vale na altura em que anunciou a sua candidatura.
Quem também promete uma visão diferente e «quebrar a monotonia reinante na cidade» é o candidato da CDU. Clemente Alves é técnico administrativo, tem 73 anos, e entende que é necessária uma alternativa às forças políticas que têm gerido aquele Município ao longo das últimas décadas. Clemente Alves é ainda membro da Organização Concelhia de Lamego do PCP e do Conselho Nacional da União de Resistentes Antifascistas Portugueses.
Nas Autárquicas 2021, o PPD/PSD.CDS-PP venceu com 45,28%, contra os 43,99% do PS. Na altura as duas forças políticas ficaram separadas por 198 votos. O Chega obteve 4,10% e o PCP-PEV 2,52%.
















