Durante esta semana, estão a ser instalados os novos equipamentos de cobrança de estacionamento na cidade de Lamego, uma medida integrada no novo modelo de gestão de estacionamento tarifado.
Segundo comunicado da autarquia, os 26 equipamentos de última geração vão facilitar a experiência do acesso ao estacionamento tarifado. Ao pagamento de moedas juntam-se, agora, outros meios, como o cartão multibanco, MBWay e Via Verde.
O sistema de gestão de estacionamento de Lamego foi concessionado à empresa DATAREDE, selecionada através de concurso público internacional, que garantirá a respetiva fiscalização, através de recursos humanos próprios.
Em relação ao modelo anterior, o valor das coimas por estacionamento irregular “baixará drasticamente”. As multas a aplicar passam a ser definidas em regulamento, podendo ir até 3 euros de taxa administrativa.
Por outro lado, os parques de estacionamento junto da Av. 5 de Outubro e da Loja Interativa de Turismo (LIT) vão passar a ter estacionamento tarifado. O novo sistema também contempla a instalação de auxiliares à gestão do parqueamento. Detetores instalados no chão emitem sinais a informar se os lugares estão livres ou ocupados, através de aplicação GPS.
A Câmara Municipal de Lamego esclarece, ainda, que “o novo modelo de gestão de estacionamento integra a estratégia de mobilidade e sustentabilidade urbana promovida pela autarquia, visando a organização do espaço público, a melhoria da qualidade de vida e a segurança dos cidadãos”.