Já começaram as obras de ampliação e requalificação do Abrigo – Centro de Recolha Oficial de Animais, que vão duplicar a capacidade atual de acolhimento.
Esta intervenção enquadra-se no Plano de Bem-Estar Animal da autarquia, e representa um investimento de cerca de 170 mil euros.
Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego, explica que a “ampliação do Abrigo é uma intervenção urgente para darmos resposta aos crescentes desafios de saúde pública e bem-estar animal do concelho. No entanto, mesmo após a conclusão destas obras, continuará a ser impossível acolher todos os cães abandonados na via pública. A gestão dos animais de companhia continuará a ser um problema muito complexo de gerir”.
A ampliação do Abrigo abrange a construção de 16 novas boxes para cães vadios ou errantes e quatro cercados para o alojamento de matilhas, assim como uma pequena dependência para alojamento de gatos. Vai ser também criada uma cozinha para a preparação dos alimentos. A obra deve estar concluída até ao final do ano.