Lamego acolhe V Congresso da Associação Nacional de Assembleias Municipais

05/12/2025 14:47

A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) realiza, este sábado, 6 de dezembro, a partir das 9h00, o seu V Congresso, no Centro Multiusos de Lamego.

Esta edição ficará marcada pela eleição dos novos órgãos sociais da ANAM, na sequência das alterações de representatividade resultantes das recentes eleições autárquicas de 12 de outubro.

“O evento deste sábado gera uma elevada expectativa, não apenas pela estatutária renovação dos órgãos sociais, mas também pelo balanço do mandato que agora termina e pelo tema central do Congresso: “Assembleias Municipais – Hoje e Amanhã”. Durante estes anos, a ANAM, no prosseguimento da sua consolidação, alcançou a maior representatividade da sua história e consolidou-se como uma voz influente no diálogo institucional, quer com os eleitos locais, quer com o Governo”, esclarece a ANAM em comunicado.

O Congresso decorrerá sob o tema “Assembleias Municipais – Hoje e Amanhã”, reunindo autarcas de todo o país para balanço do mandato que agora termina, debate dos desafios presentes e futuros das Assembleias Municipais e a eleição dos novos órgãos sociais.

O Ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, presidirá à sessão de encerramento do Congresso, pelas 13h00.

PROGRAMA

8h15 – Credenciação dos Delegados e Observadores

Momento Musical

9h00 – Sessão de Abertura

9h05 – Presidente da Mesa, João Bosco de Castro

9h10 – Presidente da ANAM, Albino Almeida

9h15 – Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes

9h20 – Aprovação do Regulamento do V Congresso da ANAM 9h25 – Proposta de Alteração Estatutária

9h30 – Início das votações para os novos Órgãos Sociais da ANAM

09h35 – Apresentação de propostas e moções centradas no tema do V Congresso: Assembleias Municipais – Hoje e Amanhã

Debate e Votações

11h30 – Proclamação dos resultados das Eleições

11h45 – Intervenção do Presidente da ANAM Cessante, Albino Almeida

12h00 – Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado

12h30 – Cerimónia de Instalação dos novos Órgãos Sociais da ANAM – Mesa do Congresso

– Conselho Geral – Direção
– Conselho Fiscal

13h00 – Sessão Encerramento

– Presidente da Mesa Eleito
– Presidente da Assembleia de Lamego, Fernando Lobão
– Presidente da ANAM Eleito
– Ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim

Hino Nacional 

13h30 – Almoço

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *