A cidade de Lamego vai organizar o I Congresso de Desporto e Ética, um encontro focado em temas como a prática desportiva na infância, a ética, o papel dos pais, a gestão de expetativas e o desporto de alta competição.
O evento é organizado pelo Município de Lamego e pelo Ténis Clube de Lamego, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
A iniciativa que decorrerá no Centro Multiusos, no próximo sábado, 22 de fevereiro, é aberta ao público em geral, com especial destaque para pais, dirigentes desportivos e treinadores. A sessão de abertura, às 10h00, conta com a presença de Vítor Dias, Diretor Regional do Norte do IPDJ. A primeira palestra “Benefícios e limites da prática desportiva na infância”, apresentada pela médica Cláudia Melo, arranca às 10h30, e “A Ética no Desporto – Um pilar fundamental na prática desportiva”, por José Mário Cachada, Embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto, acontece pelas 11h30.
Na parte da tarde, às 14h00 decorre a sessão “O papel dos pais na gestão da prática desportiva em idade infante-juvenil” e às 15h00 “A gestão de expectativas no desporto infantil”, divulgadas pelos psicólogos Sérgio Viana e Gaspar Ferreira, respetivamente.
Após o coffee break das 16h, dá-se a última palestra do dia “Desporto de Alta Competição”, proferida pela antiga marchadora olímpica e Presidente da Fundação do Desporto, Susana Feitor, encerrando assim o I Congresso de Desporto e Ética.
Na sequência destes eventos, o encontro oferece também, das 10h30 às 17h00, um showcase de desporto e às 18h30 uma sessão prática de pilates clássico, por Víctor Vasconcelos.