Jogadores da Seleção de Sub-17 visitaram escolas de Tondela

24/03/2023 10:17

A seleção nacional masculina sub-17, que está na região para participar na ronda de elite de apuramento para o Euro 2023, na Hungria, passou na manhã desta quinta-feira, 23 de março, por duas escolas de Tondela. A visita foi acompanhada pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e pelo vice-presidente da autarquia, João Carlos Figueiredo.

A comitiva da seleção, composta por 20 atletas e 14 elementos da equipa técnica e diretores da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), visitou ao final da manhã o Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, onde contactou com alunos do 1º ciclo, em particular com duas turmas envolvidas no projeto “Bola Mágica”, que pretende melhorar as competências motoras e os índices de felicidade das crianças.

O “Bola Mágica” é um projeto piloto que a FPF está a implementar em escolas primárias de todo o país, envolvendo mais de mil crianças. A Federação escolheu um estabelecimento de ensino por distrito, tendo em Viseu sido selecionado o Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo.

«Este é um dos 23 programas da Federação. Queremos aumentar o número de atletas, passar dos mais de 200 mil para os 400 mil em 2030, dos quais 75 mil do sexo feminino. Queremos também contribuir para a atividade física das crianças», explicou Arménio Pinto, diretor da FPF.

No Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, os jogadores sub-17 distribuíram autocolantes, sorrisos, jogaram à bola com a pequenada e até deram autógrafos.

A seleção passou também, ao final da manhã, pela Secundária de Tondela onde participou num encontro com alunos do 10º ano.

«Trazemos os atletas às escolas para que os alunos vejam que eles são pessoas normais, que estudam e jogam e qualquer um pode ser igual. Este é um momento histórico de a seleção vir à escola e queremos continuar a fazer isto no futuro, isto é, onde estivermos queremos ir às escolas», conclui o dirigente da FPF.

A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, elogiou o projeto “Bola Mágica”, que considerou «de extrema importância» para levar os mais novos a praticarem exercício físico e melhorar o seu bem-estar.

A seleção sub-17 regressa a Tondela já no próximo sábado. Às 15h00 defronta a seleção da Polónia, no estádio João Cardoso.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *