Lamego é o primeiro concelho da área de influência da Unidade Local de Saúde (ULS) de Trás-os-Montes e Alto Douro a ter em funcionamento um Conselho Municipal de Saúde (CMS). De natureza consultiva, o novo órgão já tomou posse com a missão de articular as estratégias de intervenção no domínio da política municipal de saúde, exercendo as competências previstas na Lei e no respetivo regimento.
A Vice-Presidente Catarina Ribeiro elogia esta importante conquista e afirma que deve ser um modelo a seguir por outros municípios da região: «Este Conselho vai ser um órgão fundamental para a preparação, aprovação e aplicação das políticas de saúde locais, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços prestados e para o desenvolvimento de estratégias que atendam às necessidades da população».
O CMS de Lamego vai permitir ao Município possuir uma política municipal de saúde fazendo parte das suas competências a emissão de pareceres sobre a estratégia municipal de saúde, bem como sobre o planeamento da rede de unidades de cuidados de saúde primários.
Conforme previsto na ordem de trabalhos da primeira reunião, foi eleito o secretário do CMS. A escolha recaiu, de forma unânime, em António Patrício Esteves, enfermeiro e Presidente da Junta de Freguesia de Ferreiros. A reorganização do SNS com a implementação das novas Unidades Locais de Saúde (ULS) e a falta de médicos no Interior do país foram outros assuntos debatidos por este órgão que junta à volta da mesa autarcas e representantes das áreas da Saúde, Segurança Social e IPSS.
