Já começaram a ser ativados os postos de vigia para combate a incêndios rurais

08/05/2020 13:48

O Ministério da Administração interna comunicou que já há Postos de Vigia da Rede Nacional de Postos de Vigia ativos pelo país. No dia de ontem foram ativados os primeiros 77, numa ação coordenada pela Guarda Nacional Republicana e integrada no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2020, no âmbito da vigilância e deteção.

Estes 77 postos correspondem a uma rede primária, ativa até ao dia 6 de novembro e para a qual foram contratados mais de 300 operadores de vigilância de forma a assegurar o funcionamento do posto 24 horas por dia. A rede secundária, constituída por 153 postos de vigia, estará ativa de 29 de junho até 15 de outubro.

Do ano passado para este, 5 postos da rede secundária passaram para a rede primária, nomeadamente nos distritos de Vila Real, Castelo Branco e Aveiro, permitindo uma cobertura mais completa e eficaz do território nacional.

A atividade da Rede Nacional de Postos de Vigia na área da vigilância e deteção de incêndios rurais nascentes permite uma intervenção dos meios de combate de forma mais célere e precisa, além do alerta às entidades responsáveis pelo combate, a Rede contribui ainda para a georreferenciação da ocorrência, através do processo de triangulação e da produção de informação complementar útil de apoio à decisão operacional. No total, a rede será composta por 230 postos de vigia, com 920 operadores.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *