No próximo sábado, 24 de fevereiro, perfazem dois anos da invasão da Ucrânia e, para marcar a data, a Iniciativa Ofuscante – Associação de Ucranianos de Viseu vai organizar uma série de iniciativas, em Viseu. Para Bogdan Maikut, presidente da direcção, a associação «não quer deixar de, junto dos viseenses e da comunidade ucraniana residente em Viseu, relembrar essa agressão da Rússia e homenagear todos os defensores ucranianos que já perderam a vida na defesa da liberdade e soberania do território da Ucrânia.»
O programa arrancará às 11h00, no Órfeão de Viseu, onde será inaugurada uma exposição de fotografia de Konstantyn Sova, “2 anos de resiliência”, alusiva a estes dois anos de conflito.
Com inicio às 18h30, terá depois lugar, na Praça da República, uma vigília pela paz na Ucrânia e de apoio ao país e aos seus soldados.
O dia terminará com a projeção do filme “20 dias em Mariupol”, dirigido por Mstyslav Chernov, prémio Pulitzer e indicado ao Óscar, na categoria de melhor documentário em longa-metragem. A exibição acontecerá no Auditório Mirita Casimiro, pelas 21h00.