Instituto Politécnico de Viseu integra quarta edição do projeto INOVC+ 

21/02/2025 12:45

O Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em Coimbra, acolheu, na passada quarta-feira, 19 de fevereiro, a sessão de lançamento da 4.ª edição do projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnológica da Região Centro. 

O IPV esteve presente, sendo uma das 23 entidades parceiras do consórcio, que junta todas as Instituições do ensino superior da região, parques de ciência e tecnologia e centros de valorização e transferência de tecnologia.

A sessão de lançamento do INOVC+ foi presidida pelo reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, tendo-se seguido a apresentação do projeto pelo seu coordenador Nuno Gomes, da Universidade de Coimbra e o encerramento pela presidente da CCDRC, Isabel Damasceno. A representação do IPV foi assegurada pela vice-presidente, Helena Vala, pela pró-presidente para a Investigação e Inovação, Paula Correia e pela técnica do IPV Marta Aido.


No mesmo dia, teve lugar, também nas instalações da CCDRC, a 1.ª reunião do Conselho Geral, que é o órgão deliberativo máximo do projeto composto por um representante institucional da gestão de topo de cada uma das entidades copromotoras, sendo membro a professora Helena Vala. Na reunião do Conselho Executivo, o IPV foi representado por Marta Aido.

O projeto INOVC+ visa ampliar, disseminar e divulgar o conhecimento científico e tecnológico produzido na Região Centro, promovendo e acelerando a mudança de atitudes, valores e comportamentos mais empreendedores, através da colaboração em projetos de inovação, uso de novas ideias e tecnologias, a par com a promoção de uma cultura de transferência de conhecimento científico e tecnológico no território, geradora de conhecimento, emprego qualificado e afirmação da competitividade da região.

O IPV está comprometido com a implementação e consolidação, na Região Centro, de um ecossistema de inovação, num contexto de trabalho em rede, sendo um dos 8 parceiros a criar gabinetes de transferência de tecnologias nas suas instituições. 

A 4.ª edição do projeto INOVC+ vai ser implementada ao longo dos próximos dois anos e meio e vai ter um investimento de 4,1 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo Centro 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia.

Integram o INOVC+ a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Politécnico da Guarda, o Instituto Politécnico de Viseu, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a  TAGUSVALLEY – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopolo do Vale do Tejo, o Instituto Pedro Nunes, o ITECONS – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, a AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade, a  AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, a BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, o serQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, o BIKiNNOV – Bike Value Innovation Center, a SeaPower – Associação para o Desenvolvimento da Economia do Mar, a STAR Institute – Associação de Investigação, Ciência e Tecnologia Aplicadas, o Biocant Park S.A, e o CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *