Iniciativa “Tudo por um Sorriso” em Mangualde pretende ajudar os idosos

15/03/2021 17:14

Mangualde criou a iniciativa “Tudo por um Sorriso”. Devido à pandemia, a terceira idade encontra-se numa situação vulnerável quer a nível físico, quer psicológico com a obrigação de confinamento em contacto físico com os seus familiares e/ ou cuidadores/as.

O objetivo desta iniciativa é quebrar o isolamento em tempo de pandemia, melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos/as idosos/as, promover o envelhecimento ativo minimizando os efeitos associados.

Cumprindo todas as orientações da DGS, este projeto promover várias atividades na proximidade do domicílio, como oficina música/dança, oficina de expressão oral e escrita, de expressão plástica, de estimulação cognitiva, de jogos de mesa, de informática, de teatro, de exercício físico, entre outras.

“Este é um novo projeto da área social para idosos/as confinados/as há bastante tempo, no sentido de minimizar o peso da solidão e o medo que os/as está a “atrofiar” física e psicologicamente. É este o tempo de intervir e voltar a fazê-los/as sorrir numa relação de confiança, de rede de vizinhança, cumprindo escrupulosamente todas as regras emanadas pela DGS. Esta faixa etária deve sentir-se envolvida e acarinhada e, é isso que vamos fazer para que não se instale a inatividade e sim o bem-estar”, afirma Maria José Coelho, vereadora da Câmara Municipal de Mangualde.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *