Inauguração do “Tondela Brancos Dão” contou com presença da ministra Ana Abrunhosa

09/07/2023 11:43

Pelo oitavo ano, a cidade de Tondela está a ser palco do evento vínico “Tondela Brancos Dão”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal com vista à promoção e divulgação dos vinhos brancos produzidos no concelho, um produto de excelência, com um paladar único, fruto do “terroir” característico das Terras de Besteiros.

O certame abriu portas na tarde de sexta-feira (7 de julho), no Parque Urbano de Tondela, na presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. O evento decorre até domingo. 

Este ano, o Tondela Brancos conta com um número recorde de expositores de vinho presentes. No certame participam mais de duas dezenas de produtores, metade dos quais da região demarcada do Dão. Só de Tondela são sete os vitivinicultores presentes. Os restantes são oriundos dos quatro cantos do país. 

«É seguramente uma das maiores e mais abrangentes edições do Tondela Brancos Dão. Temos um número de expositores significativo e que ultrapassou aquilo que eram as inscrições anteriores e as nossas expectativas», afirmou, na abertura do evento, a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, acrescentando estar «muito satisfeita» com a iniciativa que vai na oitava edição. 

«Estamos a dar um salto qualitativo não só na marca vinhos brancos, mas também naquilo que é um produto turístico que vai ser uma marca de atração do nosso território», defendeu, sublinhando que os vinhos brancos do Dão e, em particular, de Tondela têm «caracterísiticas específicas».

«Esta é uma marca que queremos dinamizar porque sabemos a qualidade que ela tem», alegou. 

Presente no Tondela Brancos a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse que foi com «um grande gosto» que se deslocou a Tondela para «uma noite especial» de celebração «dos vinhos do Dão e dos vinhos brancos de Tondela, felizmente com uma projeção cada vez maior nos mercados».

«O vinho é um grande embaixador do nosso país. Os números estão aí e são o reconhecimento do vosso trabalho de qualidade. E o Dão foi em 2022 a região do país que registou o maior aumento nas exportações de vinhos do país», vincou, desejando «muito sucesso» a todos os produtores presentes.

Até domingo, os mais de vinte vitivinicultoresparticipantes darão a provar os seus melhores vinhos brancos, verdes e espumantes brancos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *