No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de dois meses, os militares da GNR de Moimenta da Beira apuraram que o suspeito, através de promessas de obtenção de cartas de condução e de renovação, influenciou a que quatro vítimas, por meio de engano, lhe entregassem toda a documentação necessária para a obtenção das cartas de condução e elevadas quantias em numerário, no valor estimado de 10 000 euros.
O indivíduo divulgava, através do método de “passa a palavra”, que tinha especiais conhecimentos no Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), que lhe permitiam obter cartas de condução sem o necessário exame legal. No entanto, após receber os valores e a documentação, cessava o contacto com as vítimas.
No decorrer da ação, foi efetuada uma busca domiciliária que culminou na apreensão de diversa documentação pessoal entregue pelas vítimas ao suspeito.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira, tendo o homem, de 33 anos, sido constituído por burla qualificada.
















