A Estação de Torredeita sofreu obras de reabilitação e adaptação do edifício que integrou a Linha Ferroviária do Dão, e representou um investimento de 148 mil euros. A estação assume-se como um espaço museológico que enaltece o artesanato, o folclore e outros produtos identitários do território viseense
Na União de Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita, a comunidade reuniu-se, ontem à tarde, junto à antiga Linha Ferroviária do Dão, para ver renascer o edifício da Estação de Torredeita, outrora envolto na azáfama das partidas e chegadas do comboio.
«As nossas Freguesias são detentoras de um património inigualável e esta não é exceção, especialmente por toda a história que liga a comunidade local à Estação e à linha ferroviária”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. “Em boa hora decidimos recuperar este edifício histórico, mantendo a sua essência e arquitetura, e dotando-o de uma nova vocação que possibilita ao público mergulhar nas origens e (re)descobrir a identidade do nosso território», adiantou o autarca.
Esta empreitada representou um investimento de cerca de 148 mil euros e contou com o cofinanciamento da ADDLAP, através do Programa de Desenvolvimento Rural 2020. O objetivo desta intervenção foi reabilitar e adaptar este edifício para vir a funcionar como um espaço museológico, promovendo a capitalização do valor histórico, económico e social, através de várias atividades a serem desenvolvidas, como visitas guiadas. O edifício pretende ser uma reprodução original do interior da Estação e, simultaneamente, um local para exposição de trajes regionais.
Neste pequeno Museu, os visitantes poderão observar e conhecer melhor diversos aspetos e produtos que caracterizam o território, nomeadamente os vestidos de Chita, as Flores dos Namorados, a Olaria, o Folclore, o Volfrâmio e o Estanho, numa exposição intitulada “A Nossa Terra. A Nossa Gente”.
A intervenção consistiu na requalificação total do edifício, incluindo as paredes interiores – que continham painéis de azulejos -, o vão de escada de acesso ao piso 1 e a bilheteira. Foi ainda contemplada a execução de pavimentos, paredes interiores, pintura das paredes exteriores, cobertura, infraestruturas elétricas e outras (AVAC, sistema de deteção de incêndios, sistema de intrusão, sistema de produção de energia elétrica – painéis fotovoltaicos para autoconsumo). Por último, considerou-se também a requalificação das instalações sanitárias existentes.
A Estação Ferroviária de Torredeita é uma antiga gare da Linha do Dão, que servia a vila de Torredeita, no concelho e distrito de Viseu. Trata-se de um edifício com tipologia arquitetónica muito específica, própria da sua antiga função, como estação ferroviária (inaugurada em novembro de 1890), característica deste tipo de infraestrutura, constituindo uma referência local, como memória deste tipo de património ferroviário.
//Foto: Município de Viseu e Rui da Cruz//