Fim de semana com chuva e vento forte. Volta a nevar na Serra da Estrela

19/02/2021 09:27

Em mais um fim de semana de confinamento, temos todas as condições reunidas para permanecer no conforto de nossas casas. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que Portugal Continental não será diretamente afetado pela depressão Karim, mas sim por uma “superfície frontal fria”, que lhe está associada, com maior incidência durante o dia de sábado e de domingo, mas que começa já esta sexta-feira.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir desta sexta-feira, e até domingo, vários distritos vão estar em aviso amarelo. Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga encontram-se em alerta devido à forte precipitação até às três da manhã de sábado. 

Prevê-se então um agravamento do estado do tempo a partir da manhã de Sábado onde é esperada chuva por vezes forte e persistente em todo o Litoral Norte e Centro que poderá causar problemas de inundações.

Durante a tarde a chuva vai chegar às regiões do Interior, onde teremos um dia tipicamente de Inverno. Existem ainda condições para a ocorrência de trovoadas.

É pedida ainda atenção ao vento, que volta a soprar moderado a forte com rajadas que podem chegar aos 110km/h nas terras altas.

No Domingo  teremos um dia com alguma instabilidade com períodos de chuva passando a aguaceiros, o vento vai diminuir de intensidade e as temperaturas vão descer de forma acentuada.

No sábado, dia 19, o IPMA prevê temperaturas mínimas que chegam aos dois graus, na Guarda. As máximas vão estar entre os nove (Guarda) e os 17 graus (Lisboa, Setúbal e Faro).

Na Serra da Estrela voltará a nevar ao final do dia de Sábado acima dos 1900m descendo a cota para os 1400m durante o dia de Domingo. Ao final do dia de Domingo pode ainda nevar pontualmente abaixo dos 1000m mas sem qualquer tipo de acumulação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *