Carolina de Deus, Luís Trigacheiro, Fernando Tordo, Márcia e Mafalda Veiga são os cabeças de cartaz da segunda edição do festival “Primavera Tondela”, que vai decorrer de 7 a 11 de junho, este ano, em três espaços diferentes da cidade.
O evento vai acontecer no Parque Urbano e nos largos do Comércio e Anselmo Ferraz de Carvalho, estando, assim, mais próximo do comércio localizado na zona histórica da cidade, que será, desta forma, alavancado.
Música, instalações artísticas, decorações de espaços, arte urbana, leitura, comércio fora de horas e produtos tradicionais são os destaques desta edição, organizada pela Câmara Municipal.
«O principal objetivo deste festival, à semelhança do que aconteceu o ano passado, é termos um evento sustentável a vários níveis» começou por dizer, em conferência de imprensa, a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges. A autarca explicou que essa sustentabilidade será alcançada «do ponto de vista ambiental», com as decorações e iluminações espalhadas pelas ruas da cidade a serem feitas com materiais reciclados e reutilizáveis. «Mas também queremos que seja um evento sustentável do ponto de vista social e por isso é que lhe demos um cariz aglutinador, agregador do ponto de vista das várias gerações. Queremos ter aqui um programa que se destine às várias faixas etárias, mas também queremos ser um evento socialmente amigo das famílias, daí termos vários apontamentos ao longo do festival para que as famílias possam participar», referiu.
Carla Antunes Borges continuou dizendo que a sustentabilidade do evento vai ser também económica. «Quisemos trazer o festival mais uma vez para a zona do comércio tradicional. Vamos fazer decorações nas ruas que envolvem estes dois espaços [largos do Comércio e Anselmo Ferraz de Carvalho], que são aqueles que são a origem do nosso comércio tradicional», afirmou, salientando que a praça do Comércio terá como elementos decorativos corações, simbolizando a solidariedade do executivo em relação aos lojistas.
A autarca prometeu, ainda, muitas surpresas no que diz respeito à decoração e iluminação das ruas da cidade, garantindo que os vários elementos decorativos a instalar farão «a delícia de todos», miúdos e graúdos. «O festival tem provas dadas, o ano passado decorreu com bastante êxito, queremos ir mais além este ano e por isso é que trazemos o festival até à zona do comércio tradicional», argumentou.
Já a vereadora com o pelouro da cultura, Vera Machado, acrescentou que 2022 foi o ano da «incubação» do Primavera Tondela, um evento que o executivo quer que tenha nos próximos anos uma outra escala. «O festival tem um longo caminho a percorrer porque temos que ser capazes, e o executivo e a senhora presidente estão fortemente empenhados nisso, de projetar este festival a uma década. Dir-me-ão que provavelmente poderemos não estar aqui, mas a certeza que temos é que teremos que projetar os eventos a esta dimensão temporal porque quem ganha é a cidade, o concelho e a região», defendeu.
A iniciativa arranca a 7 de junho com a atuação de Carolina de Deus, que vai abrir o palco 1, no Parque Urbano. No dia seguinte, feriado Corpo de Deus, há concerto com Luís Trigacheiro. No dia 9, atuará no palco 3, instalado no Largo Anselmo Ferraz de Carvalho, Fernando Tordo. Pelo palco 2, no Parque Urbano, irá passar o projeto Tricô, uma banda emergente. A noite termina no Largo do Comércio, no palco 4, ao som do Dj Jay Lion.
A 10 de junho, feriado Dia de Portugal, haverá concerto de Márcia, com a participação da Casa do Povo de Tondela, no palco 3, instalado no Largo Anselmo Ferraz de Carvalho. Depois, no segundo palco do Parque Urbano atuarão os Fado e Jazz. Pelo Largo do Comércio, já depois da meia noite, passará o Dj Miguel Simões.
No último dia, 11 de junho, vai tocar no palco 1 Márcia. A tarde vai ser dedicada à Casa do Povo de Tondela que celebrará os seus 50 anos de atividade com várias atividades culturais, entre elas as atuações dos grupos de Cavaquinhos do Caramulo e Quinta do Paço.
«Os concertos serão todos em formato acústico, minimizando o impacto auditivo. Salientar também a aposta em cantores nacionais, no fundo promovemos a nossa língua», adiantou Vera Machado, sublinhando o Primavera Tondela decorre da data em que celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Durante o evento irá ainda realizar-se uma conferência, numa organização conjunta da Câmara Municipal e da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar (ANCU), que está sediada em Tondela. Em debate estará o 25 de Abril, cujas celebrações dos 50 anos serão assinaladas ao longo dos próximos meses no concelho de Tondela.
O Primavera Tondela tem um orçamento de 45 mil euros, um valor idêntico ao do ano passado.
PROGRAMA
Dia 7 de junho (quarta-feira)
22h00 – Carolina de Deus – palco 1 – Parque Urbano
Dia 8 de junho (quinta-feira/feriado)
22h00 – Luís Trigacheiro palco 1 – Parque Urbano
Dia 9 de junho (sexta-feira)
22h00 – Fernando Tordo – palco 3 – Largo Anselmo Ferraz de Carvalho
23h30 – Tricô – palco 2 – Parque Urbano
00h30 – Dj Jay Lion (M80) – palco 4 – Largo do Comércio
Dia 10 de junho (sábado/feriado)
22h00 – Márcia com a Casa do Povo de Tondela – palco 3 – Largo Anselmo Ferraz de Carvalho
23h30 – Fado e Jazz – palco 2 – Parque Urbano
00h30 – Dj Miguel Simões – palco 4 – Largo do Comércio
Dia 11 de junho (domingo)
Tarde – Programa da Casa do Povo de Tondela
22h00 – Mafalda Veiga – palco 1 – Parque Urbano