Festival Internacional de Dança Jovem “LUGAR FUTURO” regressa no final deste mês

07/03/2024 11:44

Na sua 4ª edição, o festival LUGAR FUTURO regressa em 2024 no mês de março, para celebrar a Primavera com a Dança e promover o trabalho de jovens criadores e intérpretes, quer na estreia de novas obras coreográficas nacionais e estrangeiras, bem como para a apresentação de primeiros trabalhos de coreógrafos emergentes.

A apresentação destes espetáculos divide-se, como habitualmente, entre o Teatro Viriato e o Auditório do IPDJ.

O programa de quatro dias, com direção artística de Leonor Keil, é composto pela apresentação de espetáculos, filmes, masterclasses e conversas com o público, numa perspetiva de intercâmbio de experiências entre os criadores e os intérpretes participantes, a que se juntam alunos e professores de escolas de dança nacionais e estrangeiras, em ambiente de partilha ao vivo com o público da cidade de Viseu e também por todo o mundo em formato live streaming.

Um dos pontos altos do programa desta edição são duas estreias absolutas, uma delas de Chen Nadler em co-produção com o festival, a coreógrafa selecionada pelo público na terceira edição, e uma peça da coreógrafa Joana Providência para a Presente – Companhia de Dança Jovem (Viseu).

Outro dos momentos estruturantes deste programa é a apresentação de um conjunto selecionado de trabalhos, que intitulamos de “primeiras obras”. Uma criteriosa seleção de seis peças da autoria de jovens coreógrafos portugueses e estrangeiros, de um conjunto de mais de 170 candidaturas oriundas de 32 países, que como habitualmente promete surpreender pela diversidade, qualidade e frescura das propostas.

Para esta edição, o festival conta pela primeira vez com a parceria do festival de vídeo-dança InShadow, que em colaboração com o Cineclube de Viseu, apresenta uma seleção de curtas-metragens premiadas em 2023. E continua a contar com a parceria da Escola Superior de Dança, que este ano apresenta trabalhos de alunos de Licenciatura e também de Mestrado, para além da parceria do Balleteatro do Porto e do Conservatório de Dança de Múrcia, que se apresentam pela primeira vez em Viseu.

O festival Lugar Futuro, apresenta-se, mais uma vez, como uma plataforma vibrante de contacto entre o universo da formação artística, os jovens artistas e coreógrafos já conceituados, perspetivando uma contínua abertura do público para a dança contemporânea.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *