Feira de S. Mateus tem nova Praça da Alimentação e Lukas Graham é cabeça de cartaz

14/06/2025 11:17

A 633ª edição da Feira de São Mateus foi apresentada esta sexta-feira à noite, pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e pelo presidente da Viseu Marca, Pedro Alves, e vai decorrer entre os dias 07 de agosto e 21 de setembro. No evento, foram também apresentados alguns dos pontos altos do Mateus Fest, o festival do interior do país, que integra a programação da Feira e se realiza a 29 de agosto.

Esta edição de um dos mais antigos e maiores eventos do país, terá uma duração de 46 dias e traz novidades na oferta gastronómica, muitas atividades desportivas e na área da sustentabilidade, música para todos os públicos, os habituais espaços de diversão, entre muitas outras iniciativas.

Será inaugurada uma nova Praça da Alimentação, com propostas variadas, e o espaço dedicado à degustação e venda de enguias (que são uma das principais atrações da feira), também foi renovado.

Ao palco da Feira vão subir artistas para todos os públicos. O dinamarquês Lukas Graham atua a 14 de agosto. Mas do cartaz fazem parte muitos outros nomes: Matias Damásio (08 de agosto), Dillaz (09 de agosto), GNR (11 de agosto), Calema (12 de agosto), Para Sempre Marco (15 de agosto), Fernando Daniel (16 de agosto), Nininho Vaz Maia (19 de agosto), Bárbara Tinoco (22 de agosto), Miguel Araújo (23 de agosto), Carolina de Deus (26 de agosto), Gipsy Kings (30 de agosto), Joana Almeirante (02 de setembro), Mariza (05 de setembro), Canta Bahia (06 de setembro), Taxi (09 de setembro), Fingertips (12 de setembro), Bispo (13 de setembro), João Só (16 de setembro), Padre Guilherme (19 de setembro) e Rita Guerra (20 de setembro). Com o aumento da área de frente de palco, implementado na edição anterior, será possível continuar a ter mais pessoas nessa zona, para assistirem aos espetáculos, garantindo, por outro lado, maior conforto.

Na área do desporto haverá cerca de 60 atividades, para amadores e profissionais, com destaque para: a 42ª Meia Maratona Carlos Lopes (20 de setembro), o 4º Torneio de Gaming, a 4ª Maratona de Cycling, o 2º Passeio BTT, o 4º Torneio de Padel e um Torneio de Artes Marciais que será uma novidade.

Mantém-se a aposta na sustentabilidade, a Feira de São Mateus foi o primeiro evento do género, em Portugal, a receber a certificação nesta área e vai dar continuidade a esse processo, com diversas novidades, em que se destacam: dois murais criados por alunos de escolas de Viseu, sobre a temática da sustentabilidade e que irão ser colocados em duas das entradas do Campo do Viriato, e a Rota da Consciência Ambiental, em que os visitantes da Feira irão encontrar, pelo recinto, informações sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pelas Nações Unidas (ONU). Pretende-se, desta forma, consciencializar e sensibilizar os milhares de visitantes da Feira para estas problemáticas.

Nesta 633ª edição, também não vão faltar as habituais diversões, momentos de dança, iniciativas para crianças e na área da saúde e bem-estar.

A 29 de agosto acontece um dos momentos altos da programação da Feira, a 2ª edição do Mateus Fest, o festival do interior do país pensado especialmente para o público mais jovem e que tem já confirmados os nomes de Van Zee e Lon3r Johny e ProfJam. Muito em breve, irá ser anunciado o cabeça de cartaz deste evento, com o qual se pretende captar novos públicos e dar novas ofertas aos jovens que, até ao lançamento do Mateus Fest, não tinham um festival com estas características na região centro.

Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, destaca o percurso notável da Feira de São Mateus e a sua capacidade transformadora e inovadora que a coloca no ranking dos melhores eventos, feiras e festivais do país. «É espantoso olhar a história da nossa Feira e perceber o quanto esta evoluiu, crescendo com a própria cidade e a comunidade. Um crescimento qualitativo, reconhecido pelo público, mas também patente nos diversos prémios nacionais e internacionais até agora conquistados. Mais espantoso ainda é podermos constatar um crescimento harmonioso, que valoriza as tradições e costumes adquiridos ao longo dos anos, sem esquecer a necessária modernização do certame, traduzida nas mudanças que têm sido implementadas com vista à melhoria do espaço e da oferta». Para o autarca viseense, «a cada ano, a Feira de São Mateus alcança mais um nível de maturidade, consolidando-se como uma marca forte e identitária na região Centro do país. Tudo isto graças a um trabalho árduo e a uma rede coesa de operadores e parceiros, que possibilita o elevar da fasquia». «Nesta 633ª edição, continuamos a apresentar inúmeros motivos de visita. O Mateus Fest ganhou a sua própria identidade e segue para o segundo ano com um cartaz de excelência que, estou certo, agrada de sobremaneira ao público-jovem. A programação é eclética e com propostas para todas as faixas etárias. E, é claro, os sabores típicos têm lugar cativo, assim como as diversões e todas as tradições que fazem deste o certame dos portugueses», destaca o Presidente da Câmara. «Viseu é a Cidade Feliz e a Feira de São Mateus é uma parte significativa dessa felicidade», conclui.

Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, refere que «O mote para a edição deste ano é – Viseu, a cidade para se ser feliz – e temos, mais uma vez, uma Feira de São Mateus e um Mateus Fest que dão garantias de muitos momentos felizes, de criação de boas memórias, de muita diversão e com muita oferta para todos os públicos. A Feira foi, muito recentemente, distinguida pelo Turismo Centro Portugal com o prémio Evento pelo contributo que dá para o desenvolvimento e notoriedade da Região Centro e pelo papel ímpar que assume nesse desígnio e vamos, com certeza, nesta nova edição dar continuidade a essa missão e a impulsionar o turismo e a economia da região. Cá esperamos, como todos os anos, a presença de milhares de portugueses, emigrantes e turistas naquele que é um dos maiores e mais relevantes eventos da zona centro e do país».

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *