Jorge Costa tinha prometido e a equipa cumpriu. O Académico tentou jogar olhos nos olhos do FC Porto, mas os Azuis e Brancos fizeram valer a sua maior qualidade individual e coletiva para vencer o jogo das meias finais por 3-0. Eustáquio, Namaso e Bernardo Folha apontaram os golos dos Dragões.
Com uma entrada fortíssima no jogo, bastou um minuto ao FC Porto para começar a criar perigo para a baliza defendida por Gril. Namaso, após boa jogada ofensiva, atirou para defesa de Gril.
Uma ameaça para o golo que surgiu aos seis minutos. João Mário cruzou pela direita, Veron cabeceia para a entrada da pequena área, onde surgiu Eustáquio a fazer o primeiro da partida.
O FC Porto asfixiava o Académico de Viseu e Pepe esteve perto do segundo, aos 15 minutos, com Pepe a cabecear ao poste.
Com o passar do tempo, o Académico de Viseu conseguiu desatar as amarras e tornou-se mais ousado, mas sem conseguir perigar a baliza defendida pelo guarda-redes natural de Vila Nova de Paiva, Cláudio Ramos.
Ao intervalo verificava-se a vantagem pela margem mínima.
Na segunda metade, após minutos de algum equilíbrio, o FC Porto dilatou a vantagem. João Mário, com espaço à entrada da área, picou o esférico para dentro da grande área, onde surgiu Namaso, sem oposição, a atirar para o fundo das redes.
O resultado final foi estabelecido aos 79’ num lance de alguma sorte para os Dragões. Arthur Chaves ao tentar tirar a bola da zona de perigo, acerta em Bernardo Folha e o esférico acabou no fundo das redes beirãs.
Vinte jogos depois, o Académico de Viseu volta a perder um jogo e diz adeus a um trajeto na Taça da Liga para mais tarde recordar.
O FC Porto irá enfrentar, agora, o Sporting CP na Final da Taça da Liga.
Academistas e Azuis e Brancos voltam a encontrar-se no dia 8 de fevereiro, em jogo a contar para os Quartos de Final da Taça de Portugal.
De destacar, ainda, a boa presença dos adeptos Viseenses no Estádio Municipal de Leiria.