Fábrica Pellets Power investe na energia solar após incendio

24/03/2021 10:24

A fábrica Pellets Power, situada em Mortágua, reergueu-se após ter sido destruída nos incêndios que ocorreram em 2017 e construiu um Parque Fotovoltaico que fornece energia solar à empresa.

David Rebelo, atual administrador, deu nova vida à empresa que foi destruída nos incêndios que ocorreram há quatro anos atrás. A reconstrução desta fábrica e a recuperação da zona envolvente resultam de um investimento entre os 13 e 15 milhões de euros.

O presidente da Câmara de Mortágua, José Júlio Norte descerrou, numa cerimónia que decorreu no dia 22 de março, a placa inaugural do Parque Fotovoltaico. O autarca sublinhou ao Diário de Viseu que esta empresa é “um verdadeiro exemplo e é com gente assim que Mortágua tem conseguido sobreviver aos problemas que nos têm caído em cima”.

Além da reconstrução da parte que foi destruída, a fábrica Pellets Power também investiu na construção do parque fotovoltaico, projeto que já tinham em mente antes dos incêndios de 2017. O presidente da autarquia de Mortágua elogiou o empresário referindo que, em tempos de crises, este conseguiu ganhar forças para resolver problemas e investir em novos projetos. Esta inauguração é a primeira fase do projeto e resulta de um investimento de um milhão de euros, permitindo que a empresa produza agora a sua própria energia. É expectável que no desenvolvimento da segunda fase do projeto esta consiga ser autossuficiente energeticamente em algumas horas do dia.

Ana Abrunhosa referiu ao Diário de Viseu que estes investimentos “são fundamentais para as nossa empresas porque o preço da matéria-prima e a energia tem aumentado e para se manterem competitivas têm de baixar o custo de produção” uma vez que os cliente valorizam cada vez mais a preocupação ambiental das empresas. Por isso, a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro também lembrou que o Governo tem como intenção continuar a apoiar projeto que favoreçam o nosso ambiente.

A Ministra acrescentou que o concelho de Mortágua é um excelente exemplo de como uma autarquia tem conseguido atrair boa empresas. O Parque Industrial de Mortágua tem visto o seu número de empresas a aumentar e por isso é necessário solucionar problemas existente, nomeadamente o acesso do local ao IP3 que ainda não foi efetuado.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *