Exposição “Atravessar a Paisagem II” inaugurada este sábado no Museu da História da Cidade de Viseu

11/04/2024 14:33

Este sábado, 13 de abril, Luís Belo e Liliana Velho inauguram a sua exposição ” “Atravessar a Paisagem II”, no Museu de História da Cidade de Viseu, pelas 16h30.

«A “cegueira das plantas” define-se como a propensão humana de não ver, reconhecer ou distinguir as plantas e não entender a sua importância na biosfera e assuntos humanos. É a partir deste conceito, cunhado pelos botânicos James Wandersee e Elisabeth Schussler que nasce exposição “Atravessar a Paisagem II”», explica Luís Belo.

A fotografia e vídeo resulta de exercícios de camuflagem e intervenções efémeras nos espaços públicos, explora-se a atenção daqueles que habitam o lugar. Já a escultura, estende a presença da figura humana com a criação da mulher silvestre, um ser sedutor e livre que vive em estreita harmonia com a natureza, capaz de suscitar curiosidade, admiração e respeito.

Na inauguração será também lançada a publicação homónima com textos de Rui Ribeiro Macário. Antes, às 15h00, o biólogo Paulo Barracosa irá falar-nos da “Arte de domesticar e olhar o mutante”.

Esta ação que acontece com o apoio do programa do Município de Viseu “Eixo Cultura” e tem entrada gratuita.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *