Os exames nacionais vão deixar de ser obrigatórios para a conclusão do Ensino Secundários e só serão requisito necessário para os alunos que pretendam ingressar no Ensino Superior.
O novo modelo de acesso ao Ensino Superior está a ser negociado pelo governo e parceiros do setor. Este entrará em vigor no próximo ano letivo e deverá incluir três exames nacionais, um deles a Português.
Conforme noticiam vários meios de comunicação nacionais, os exames nacionais passarão a ter mais peso para o acesso ao Ensino Superior e, em sentido contrário, as notas alcançadas no Ensino Secundário, que até agora tinham um peso de 50%, passam a ter um mínimo de 35%.
O novo modelo prevê, ainda, que o número de provas necessárias para prosseguir os estudos deverá ser de três, sendo que, uma delas é Português e a outra a uma disciplina da componente de formação específica (ex: História ou Matemática).
De acordo com o jornal Público, está a ser equacionado a inclusão, no novo modelo de acesso, de uma percentagem para o acesso dos alunos de famílias com rendimentos mais reduzidos.
As novas regras deverão ser conhecidas ainda neste mês e entrarão em vigor de forma gradual em 2024 e 2025.