Estão abertas as candidaturas às bandeiras de Autarquia + Familiarmente Responsável

06/05/2025 16:36

Encontram-se abertas, até dia 15 de maio, as candidaturas às bandeiras de Autarquia. Uma iniciativa que surgiu do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), e que pretende dar visibilidade a todas as boas práticas municipais de política de família que existem no país.

Esta é a 17ª Edição do prémio e a recolha às 308 autarquias portuguesas já está disponível, através da participação de um inquérito, que validamente preenchido e submetido pela autarquia será a base de trabalho do único Observatório que avalia políticas locais com duas abrangências, a cobertura territorial e as áreas avaliadas.

Em 2024, foram distinguidos 110 municípios portugueses e participaram no inquérito 169 autarquias, nessa edição dos prémios da OAFR, Coimbra foi quem liderou nos distritos com mais municípios premiados e com mais municípios participantes, em 2º lugar ficaram os distritos de Lisboa e Porto, seguido para o distrito de Aveiro, Braga, Faro, Guarda e Santarém, Leiria, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, Açores, Beja, Castelo Branco e Setúbal, Évora, Madeira e Portalegre.

No distrito de Viseu, quatro municípios hastearam a bandeira em 2024, Cinfães, S.Pedro do Sul, Tarouca e Viseu.

Criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, a OAFR tem como como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral. Podem encontrar todas as informações acerca da OAFR através do site (www.observatorioafr.org), desde a equipa técnica à comparação das medidas adotadas pelas autarquias distinguidas.

Para as autarquias participarem na 17ª edição do prémio “Autarquia+Familiarmente Responsável” deverão:

Registar na plataforma do OAFR a sua autarquia através de um e-mail institucional, mas caso já tenham participado na última edição do inquérito do OAFR, podem aceder com os seus acessos aqui;

Por questões de segurança e validação da informação prestada, cada autarquia deverá ter uma pessoa responsável por gerir permissões e pela finalização do inquérito. A pessoa identificada tem a responsabilidade de:

Permitir a(s) área(s) que cada colaborador pode preencher;

Finalizar e submeter o inquérito OAFR à avaliação, até ao dia 15 de maio de 2025.

Para identificar a pessoa responsável deverá comunicar (a partir do e-mail de registo institucional) ao e-mail do OAFR: geral@observatorioafr.org os seguintes dados relativos à pessoa nomeada:

(1) nome;

(2) contacto telefónico;

(3) e-mail;

(4) função desempenhada no município.

A saber:

Cada autarquia poderá ter vários acessos, dando a possibilidade a várias pessoas de preencher/alterar o inquérito OAFR (dentro das datas anunciadas);

O sistema de acesso à plataforma será através de uma senha temporária (token), enviada para o e-mail registado sempre que pretenderem aceder;

Para mais informações ou esclarecimentos contate o geral@observatorioafr.org ou por telefone para o 217 552 603 (Chamada para a rede fixa nacional) ou 911 815 176 (Chamada para a rede móvel nacional).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *