Esta quinta-feira, dia 9 de maio, têm início as apresentações de “Sarrado Grande”. Serão quatro, as duas primeiras – 9 e 10 de maio – acontecem para um público escolar; durante o fim de semana – 11 e 12 de maio – abrimos a porta ao público geral com as apresentações a decorrerem às 19h00 na Escola Secundária Alves Martins. Este é um espetáculo com a coprodução e cocriação da companhia CEM Palcos (Viseu) e dos Cães do Mar (Ilha Terceira), que estreou e circulou no verão passado por terras açorianas.
Chega agora ao continente, a começar por Viseu, esta proposta teatro-musical com um formato de performance apresentada no espaço exterior da Escola Secundária Alves Martins e interpretada por uma cantora, um grupo de teatro jovem, uma banda e uma trupe de marionetas. Para além dos atores – profissionais e amadores, sendo estes últimos os integrantes do grupo de teatro jovem formado em torno do projeto Primeiro Andar e do Clube de Teatro da ESAM (Escola Secundária Alves Martins).
Um elenco amplo e diverso para narrar uma história com 80 anos: a implantação da Base Aérea das Lajes e as suas repercussões na vida dos indivíduos e da comunidade. Na base do conteúdo dramático de “Sarrado Grande” estão relatos históricos, artigos de jornal e testemunhos de pessoas com alguma relação com a Base na época em que foi construída pelo exército britânico.