Escolas de Tondela recebem iniciativa que pretende melhorar educação ambiental das crianças

16/05/2023 16:22

Os agrupamentos de escolas Tomaz Ribeiro e Cândido de Figueiredo e a Escola Profissional de Tondela organizam, de 22 de maio a 7 de junho, com o apoio da Câmara Municipal, entre outras entidades, a iniciativa “Verde que te quero verde”. 

O evento decorre no âmbito do Plano Nacional das Artes, encontrando-se integrado na “Bienal Cultura Educação #1 – Retrovisor: uma história do futuro”. A iniciativa vai realizar-se em paralelo à apresentação pública dos trabalhos concorrentes ao 6º Festival Internacional de Cartoon, organizado pelo Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, que tem como mote nesta edição as alterações climáticas.  

O “Verde que te quero verde” pretende desenvolver ações de cruzamento disciplinar no âmbito da educação ambiental e da criação artística. O nome do evento foi beber inspiração a um poema do espanhol Federico García Lorca. 

O programa inclui cinema, artes visuais, palestras, performance, exposições, instalações, oficinas para crianças e jovens, visitas e um showcooking de combate ao desperdício alimentar. Estas atividades decorrerão nas escolas envolvidas, mas também na ACERT e no Museu Municipal Terras de Besteiros.

A iniciativa é destinada essencialmente à comunidade escolar, envolvendo grande parte dos alunos dos três estabelecimentos de ensino, do pré-escolar ao 12º ano. 

Algumas ações, como o showcooking “Momentos Saudáveis sem desperdícios!”, o 2º “Festival de Cinema de Animação” e as diferentes exposições, são abertas a toda a população. 

Esta é a primeira edição de “Verde que te quero verde”, mas os promotores acreditam que o tema é suficientemente vasto e urgente para ser desenvolvido nas escolas e fora delas em próximas edições. 

A organização, a cargo das três escolas, conta com a colaboração da ACERT e o apoio de várias entidades, entre as quais a Câmara de Tondela, o Teatro Viriato, o CineEco, o Projecto Património, o Cine Clube de Viseu, o Planalto Beirão e as empresas Interecycling, Foto Raf, Coloreffects, Sr. Bacalhau e a Mercearia Tátá.

O Plano Nacional das Artes está a ser desenvolvido no concelho de Tondela desde o ano letivo 2020/2021, envolvendo a nível nacional 420 escolas. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *