Foi com os estudantes da Escola Profissional de Vouzela que se deu início ao ciclo de palestras nas escolas do concelho, no âmbito do Insitu – XIII Festival de Imagem de Natureza de Vouzela.
Dinamizadas pelo fotógrafo de natureza e biólogo João Rodrigues, as sessões são subordinadas ao tema “Técnicas para observar e fotografar a nossa fauna” e seguem uma abordagem mais prática.
Segundo João Rodrigues «estas demonstrações pretendem dar a conhecer as diferentes técnicas de fotografia de vida selvagem, desde as mais comuns espécies até aos mais esquivos animais noturnos nos mais diferentes meios. Visa também partilhar e dar a conhecer ferramentas e sistemas desenvolvidos por fotógrafos para conseguir captar perspetivas únicas e singulares», acrescenta o fotógrafo de 23 anos que integra a comissão organizadora do Insitu.
Lembrando a dificuldade que é conseguir captar imagens de fauna, «é muitas vezes necessário recorrer a técnicas que diminuam o contacto entre fotógrafo e vida selvagem para que seja possível a aproximação de forma calma e ética», considera João Rodrigues.
As palestras vão decorrer nos estabelecimentos de ensino do concelho, até ao final de janeiro. O XIII Festival de Imagem de Natureza de Vouzela irá realizar-se, em Vouzela, de 2 a 4 de fevereiro.