Eleições presidenciais acontecem a 18 de janeiro

30/10/2025 09:36

Numa nota no sítio da Presidência, foi tornado público, esta quinta-feira, 30 de outubro, que o “Presidente da República assinou o Decreto que fixa as eleições presidenciais para domingo 18 de janeiro de 2026, o qual seguiu para publicação no Diário da República”.

Na corrida estão oito candidatos. Luís Marques Mendes, pelo Partido Social Democrata (PSD); António José Seguro, do Partido Socialista (PS); André Ventura, pelo CHEGA; João Cotrim de Figueiredo, pela Iniciativa Liberal (IL); António Filipe, da Coligação Democrática Unitária (PEP/PEV); Catarina Martins, do Bloco de Esquerda; Henrique Gouveia e Melo e Jorge Pinto, em candidaturas independentes.

Esta vai ser a 11.ª vez, desde 1976, que os portugueses vão às urnas para escolher o mais alto magistrado da Nação. António Ramalho Eanes foi eleito em 1976 e 1980, sendo sucedido por Mário Soares, que cumpriu três mandatos. Jorge Sampaio conseguiu a maioria em 1996 e em 2001. Aníbal Cavaco Silva também foi Chefe de Estado durante dois mandatos, em 2006 e 2011, antes de ser substituído por Marcelo Rebelo de Sousa em 2016. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *