Realizou-se no passado sábado, 12 de outubro, o XXI Congresso da Federação de Viseu do Partido Socialista, na Casa da Cultura de Santa Comba Dão.
Foi aprovada, por unanimidade, a Moção de Orientação Política de Armando Mourisco, com a designação “Um PS com todos, de todos e para todos” que, serviu, igualmente, de ponto de partida para uma tarde de trabalho e que “manteve aceso o debate interno do PS, harmonizando as diversas sensibilidade internas, sem prescindir de ninguém”, segundo reforçou o presidente eleito.
Os congressistas analisaram internamente o ponto onde o PS está no distrito e no país, bem como os desafios a que o partido de propõe no futuro imediato, focado nas eleições autárquicas de 2025.
Com a Mesa do Congresso presidida por João Azevedo, foram, ainda, eleitos os órgãos federativos para o mandato 2024-2026, sendo a Comissão Política da Federação encabeçada por João Azevedo, a Comissão Federativa de Jurisdição presidida por Marta Palrinhas, e a Comissão Federativa de Fiscalização Económica e Financeira, por Helena Mouta. Estes três órgãos políticos foram eleitos com mais de 74% dos delegados presentes.
Na primeira reunião da Comissão Política da Federação, que acontecerá ainda este mês, será eleita a Mesa da Comissão Política, o Secretariado e o Vice-presidente da Federação.
O Congresso decorreu em Santa Comba Dão, terra de José Rui Cruz, anterior presidente da Federação. O também deputado parlamentar chegou a recandidatar-se, mas acabou por desistir a meio do processo eleitoral. No encontro estiveram presentes Isilda Gomes, João Paulo rebelo e Elza Pais, dirigentes nacionais do Partido Socialistas.