Duas mortes no distrito de Viseu no balanço da campanha “2 Rodas: Agarre-se à Vida”

17/07/2024 11:15

1 761 acidentes, de que resultaram 16 vítimas mortais, 43 feridos graves e 550 feridos leves. Dessas 16 mortes, 11 eram do género masculino e cinco do feminino, com idades entre os 18 e os 73 anos.

Este é o balanço da última campanha de segurança rodoviária “2 Rodas: Agarre-se à Vida”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), que decorreu entre os dias 10 e 16 de julho e teve como objetivo alertar os condutores, nomeadamente os de duas rodas a motor, para uma condução segura, cumprindo as regras do Código da Estrada e evitando comportamentos de risco, como: a condução sob influência do álcool, o excesso de velocidade e a incorreta utilização dos dispositivos de segurança.

Relativamente ao período homólogo de 2023, verificaram-se menos 1194 acidentes, mais cinco vítimas mortais, menos 28 feridos graves e menos 464 feridos leves.

Os acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Aveiro (2), Bragança (2), Coimbra, Guarda, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo (4) e Viseu (2).

Estes acidentes consistiram em oito colisões (envolvendo 10 veículos ligeiros, três motociclos de cilindrada >125cc, um motociclo de cilindrada <=125cc, um velocípede e um veículo desconhecido) que resultaram em oito vítimas mortais e seis despistes (de três veículos ligeiros, dois motociclos de cilindrada >125cc e um ciclomotor) que também resultaram em oito vítimas mortais.

Os acidentes ocorreram em seis estradas nacionais, três arruamentos, duas autoestradas, duas estradas municipais e uma estrada regional.

Na campanha “2 Rodas: Agarre-se à Vida” foram sensibilizados 521 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

  • Os utilizadores de motociclos e de ciclomotores, quando envolvidos em acidentes rodoviários, têm um risco mais elevado de sofrer consequências graves do que as pessoas que circulam noutros veículos. Este risco deve-se à sua vulnerabilidade por não possuírem a proteção do habitáculo;
  • O uso de capacete de modelo homologado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente. A utilização de outros equipamentos de proteção como luvas, botas, blusão com proteções, calças com proteção CE e airbag, contribuem para reduzir a gravidade das consequências em caso de acidente.

Durante a campanha, foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar 5,3 milhões de veículos, 5,2 milhões dos quais pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR. Em termos de fiscalização presencial, foram abrangidos 46,2 mil veículos. Do total de 5,4 milhões de veículos fiscalizados durante a campanha, registaram-se 22,9 mil infrações.

Esta foi a sétima das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024. Até ao final do ano serão realizadas mais cinco campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.

O PNF de 2023 consagrou como prioritários os temas: Velocidade, Álcool, Acessórios de segurança e Telemóvel. Relativamente a 2024, para além dos quatro temas acima referidos, foi ainda adicionado um novo capítulo sobre a fiscalização dos veículos de duas rodas a motor.

Das sete campanhas que decorreram este ano, foram realizadas 29 ações, durante as quais foram sensibilizadas mais de 4 420 pessoas presencialmente. Quanto a ações de fiscalização, o número de condutores fiscalizados presencialmente foi de 350,5 mil, enquanto cerca de 27,7 milhões de veículos foram fiscalizados por radar.

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