O projeto ProGlobe – Digital Project-Based Learning: Promoting theGlobal Exchange of Ideas on Sustainable Goals, Practices and Cultural Diversity, desenvolvido pelas docentes Lurdes Martins e Paula Fonseca, no curso de Licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, foi distinguido com o Selo Europeu para as Iniciativas Inovadoras na Área do Ensino/Aprendizagem das Línguas. A entrega do prémio decorreu no dia 26 de setembro, em que se comemora o Dia Europeu das Línguas, no Goethe Institut, em Lisboa.
O Selo Europeu das Línguas é um prémio criado pela Comissão Europeia para reconhecer e promover projetos que incentivem o desenvolvimento de técnicas e iniciativas inovadoras no domínio da aprendizagem e do ensino de línguas, bem como o reforço da sensibilização intercultural. Este galardão é atribuído pelas agências nacionais Erasmus+ e o projeto ProGlobe foi o único projeto no distrito a receber o Selo Europeu para as Línguas relativo ao ano de 2022.
O ProGlobe Project é um projeto interdisciplinar de mobilidade virtual que engloba alunos de quatro instituições de ensino superior de cinco países (Portugal, Alemanha, Estados Unidos da América, Canadá e China) e que tem como objetivo principal aumentar a consciencialização sobre o impacto de questões ambientais e sociais. Paralelamente, este projeto potencia o desenvolvimento de competências para o século XXI, com ênfase especial na competência comunicativa intercultural num contexto de globalização, que combina tanto fluência linguística como fluência digital. As duas docentes destacam que o feedback transmitido pelos participantes é bastante positivo, o que comprova as potencialidades desta abordagem pedagógica, que tem permitido uma reflexão crítica, a par de uma maior consciencialização sobre problemáticas globais, como é o caso da sustentabilidade, uma temática de importância crucial no setor do turismo.