O distrito de Viseu tem 17 estabelecimentos de ensino que estão inscritos na 14ª edição da campanha Escola Eletrão e que podem receber prémios como recompensa pelo envolvimento no esforço da reciclagem.
As escolas aderentes são: a Escola Básica de Campia, Vouzela; Escola Básica de Souselo, Cinfães; Escola Básica de Tondela: Escola Básica de Tondela; Escola Básica de Vouzela; Escola Básica e Secundária da Sé, Lamego; Escola Básica e Secundária Gomes Teixeira, Armamar; Escola Básica General Serpa Pinto, Cinfães; Escola Básica nº1 de São Pero do Sul; Escola Profissional da Fundação D. Mariana Seixas; Escola Profissional de Sernancelhe; Escola Secundária de Carregal do Sal; Escola Secundária de Castro Daire; Escola Secundária de Resende; Escola Secundária de Vila Nova de Paiva; Escola Secundária de Vouzela; Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, Mortágua e Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu.
Esta campanha tem como objetivo a sensibilização, promovida pelo Eletrão, para que as escolas participantes reúnam o maior número de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos para reciclagem com o apoio de toda a comunidade escolar que é convidada a participar.
O Eletrão é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos de embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 13 600 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem de resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economias circular.
Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objetivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Eletrão, a Escola Eletrão, o TransforMar e o Movimento Faz Pelo Planeta By Eletrão.