Distrito de Viseu com aviso amarelo devido ao frio

04/01/2021 11:20
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para a persistência de valores baixos da temperatura mínima até às 6h00 desta quinta-feira (7 de janeiro). Por isso, prevê-se mais uma semana de muito frio em Viseu. No final da semana, a chuva regressa à região.

Ao Distrito de Viseu este juntam-se todos os outros distritos de Portugal Continental.

O IPMA revela que as previsões meteorológicas apontam de forma consistente para tempo frio, que começou no passado dia 2 de janeiro, devido ao transporte de uma massa de ar muito frio associado um fluxo predominante de norte-nordeste.
Foram emitidos avisos de tempo frio para todos os distritos de Portugal continental até pelo menos dia 6 de janeiro, exceto no Algarve, onde junto à costa sul a temperatura mínima deverá subir ligeiramente a partir de dia 5, os quais se poderão prolongar ao longo da semana no nordeste transmontano e na Beira Alta.
Segundo o comunicado, as temperaturas mínimas encontram-se abaixo dos valores médios para a época do ano, embora sejam expectáveis no mês de janeiro, e encontra-se em monitorização a sua contribuição para uma possível onda de frio (período mínimo de 6 dias consecutivos em que a temperatura mínima do ar apresenta valores 5°C abaixo da média climatológica) a partir do dia de ontem, em algumas estações da rede do IPMA, ainda que pouco provável.
Os valores da temperatura mínima deverão variar entre -1° e 4°C na generalidade do território, e nas regiões do interior Norte e Centro, serão inferiores, a variar entre -2° e -6°C, a poder atingir valores da ordem de -8/-9°C em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta, e com valores superiores, entre 4° e 6°C junto à costa sul do Algarve.
Segundo as previsões, terça-feira será o dia mais frio na Região de Viseu, com temperaturas a chegar aos – 2 graus.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *