Henrique Amoedo, termina funções enquanto Diretor Artístico do Teatro Viriato. A informação veio do CAEV – Centro de Artes do Espetáculo de Viseu, Associação Cultural e Pedagógico (CAEV).
O Diretor Artístico do Teatro Viriato formalizou junto da direção do CAEV a sua intenção de cessar funções, invocando razões de ordem pessoal e familiar. A Direção acolheu o pedido com compreensão e reconhecimento pelos motivos indicados.
O CAEV destaca, nestes dois anos de direção artística de Henrique Amoedo, a programação cuidada, consistente e desafiadora, bem como a sua orientação eficaz da estrutura profissional do Teatro Viriato.
Henrique Amoedo assumiu as funções de Direção Artística do Teatro Viriato em maio de 2022, num contexto desafiante de pós-pandemia, em que imperava a necessidade de recuperação de públicos e de normalização dos processos de trabalho das salas de espetáculos. Henrique Amoedo deixa a programação artística definida até ao final de 2024 e alguns projetos já agendados para 2025.
«A minha passagem pela Direção Artística do Teatro Viriato ficará marcada na minha memória como um período inesquecível. O contacto diário com uma estrutura como o Teatro Viriato é, ao mesmo tempo, desafiante e enriquecedor. Partilhar os dias com uma equipa super-competente no desenvolvimento das suas funções, e fantástica no que às qualidades humanas diz respeito foi uma mais-valia», afirma Henrique Amoedo.
«Conversar, criar, apoiar e questionar fizeram parte do trabalho de proximidade desenvolvido com os artistas e com a equipa do Teatro. Não cabe, neste espaço, referir todas as pessoas e entidades públicas e privadas com as quais me relacionei, enquanto Diretor Artístico do Teatro Viriato, nestes dois anos e meio. Cresci pessoal e profissionalmente e sou imensamente grato», lembra Henrique Amoedo.
A Direção do CAEV quer publicamente reconhecer e louvar o profissionalismo e a dedicação do Diretor Artístico do Teatro Viriato: «O Henrique tem as qualidades profissionais e pessoais que fazem dele um líder, um profissional completo, um amigo e um exemplo a seguir. Vai deixar saudades em toda a equipa», realça Júlia Alves, Presidente da Direção do CAEV.