Diocese de Viseu com 52 novos ministros da comunhão

27/01/2025 17:33

O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, instruiu, no passado sábado, 25 de janeiro, 52 ministros extraordinários da comunhão.

Durante a celebração da eucaristia, na Igreja do Centro Sócio-Pastoral, o eclesiástico felicitou os novos ministros e pediu-lhes que «sejam instrumentos de união e oração nas paróquias», levando «Jesus Cristo, o pão vivo descido dos céus, aos doentes, aos pobres e àqueles que estão impossibilitados de o fazer comunitariamente». D. António Luciano apelou, ainda, que sejam «também formadores e anunciadores da riqueza da Palavra de Deus, que deve estar sempre na nossa vida e no nosso coração».

Estes 52 leigos estão agora habilitados a dar assistência aos idosos e aos doentes nas suas casas ou instituições sociais, levando-lhes a comunhão; a ajudar a distribuir a comunhão nas assembleias quando necessário; e animar a celebração dominical nos lugares onde o pároco não consiga estar presente, tendo em conta que existem sacerdotes responsáveis por várias paróquias em simultâneo.

O padre José Henrique, coordenador do Secretariado Diocesano de Pastoral Litúrgica, responsável por esta formação, realçou que estas pessoas, que têm na sua posse um cartão que os habilita por três anos, «não são portadoras de hóstias, são portadoras da comunhão com a Igreja e com a assembleia, nomeadamente no serviço aos idosos, aos doentes e às pessoas que estão nos lares, hospitais e nas unidades de cuidados continuados». Devido à falta de sacerdotes, alguns deles irão realizar semanalmente, nas paróquias, a celebração dominical da palavra onde os párocos não podem ir.

A formação, que decorreu nos três últimos sábados, contou com a presença de leigos de todos os arciprestados da Diocese de Viseu, indicados previamente pelos seus párocos. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *