Estreia esta sexta-feira, dia 28 de junho, a criação que assinala o arranque de mais uma edição do projeto Diálogos. “Arquivos Vivos” estreia na freguesia de Calde e o título faz jus ao processo de criação: durante três semanas, os criadores Marta Cerqueira e Pedro de Aires recolheram depoimentos da comunidade e trabalharam com ela lado a lado. Partilharam-se memórias, falou-se da vida e da morte, também de amor.
A apresentação ao público acontece no Campo de Futebol de Calde, rumando depois para outros palcos que, como nos anos anteriores, tiram partido da arquitetura, da paisagem e dos espaços de referência de cada localidade. A circulação desta primeira performance inclui, por esta ordem, a Igreja Matriz de Ribafeita, a ASDRC de Nogueira de Côta, o Largo do Cemitério de Cepões, o Tanque Comunitário de Remonde e a Igreja Paroquial de Cavernães.
Os espetáculos serão todos às 21h30 e a entrada é livre, mas é possível reservar através da página de internet da CEM Palcos – www.cempalcos.com – onde se encontra, igualmente, informação adicional acerca do projeto.
O programa Diálogos conta com o financiamento da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e do Programa Eixo Cultura Viseu do Município de Viseu e com o apoio das Juntas de Freguesia de Calde, Ribafeita, Côta, Cavernães, Barreiros e Cepões e Santos Evos.